Colégio Pequeno Aprendiz


Projeto Copa do Mundo

                                                                                  PERÍODO: 07 A 11 DE JUNHO

JUSTIFICATIVA

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

OBJETIVO GERAL

Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
- Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada        país.
- Conhecer a história das copas.
- Identificar cada país e os dias que jogam.
- Respeitar e compreender o trabalho coletivo.

ESTRATÉGIAS

- Construção de gráficos para avaliar a evolução do time
- Identificação de formas geométricas no campo
-  Produção  maquete de um campo de futebol
-Trabalhar o Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)
construindo um dicionário com estas expressões futebolísticas
-Cantar o  Hino Nacional  estudar a letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.
- Produzir um mural com textos jornalísticos, revistas, livros; Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
-Visita a um campo de futebol
-leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
- Expor o globo terrestre para falar sobre os países participantes da copa e
sede da Copa
- Estudar o funcionamento do corpo dos atletas durante as partida ressaltando questões como a saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
- Conhecer os mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
Expor a Bandeira Brasileira e estudar o significado de suas
- Ouvir música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol

TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?

Projeto meio ambiente

PROJETO CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

                                                                                                                  Período: 24.05 a 05.06
JUSTIFICATIVA:

As pessoas desfrutam do meio ambiente sem nem mesmo se importar com ele e acham que seus recursos são inesgotáveis. Usaram o meio ambiente de forma tão errada que hoje as conseqüências são visíveis, pois são constantes as catástrofes naturais.
Pensando nisto a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes, colocando em prática no dia-a-dia, pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

OBJETIVO GERAL:
Despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá¬rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
- Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
-Resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
-Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material
-Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo e o que fazer com as sobras
-Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
-Estimular a leitura e a escrita;
-Desenvolver a oralidade, a socialização;
-Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.



ESTRATÉGIAS:

- Contagem de histórias infantis que tratem da questão do meio ambiente;
- Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio;
- Músicas que tratem do tema meio ambiente;
- Paródias;
- Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
- Explanação dos seus trabalhos.
- Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
- A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
- Teatro;
- Produção de painel;
- Vídeos relacionados ao tema meio ambiente;
- Oficina de arte com material reciclável;
- Atividade prática de coleta de lixo na escola
- coleta de lixo seletiva

TEMAS TRANSVERSAIS:

- Ética,
- Meio Ambiente,
- Pluralidade Cultural,
- Saúde