Colégio Pequeno Aprendiz

Período de adaptação escolar no CPA

        O primeiro dia na escola é sempre difícil. Não à toa, ganhou até um nome: adaptação. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.





           A partir de agora, o seu filho vai passar algumas horas por dia longe de você, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele não conhecia. "É importante explicar a ele exatamente o que está acontecendo: que ele vai para a escola, que vai ter uma professora e amiguinhos novos".

Para pais e mães, esse é sempre um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido algo muito pensado e ponderado. Muitas vezes, seu filho chora e diz que não quer ficar com a professora. Em outras, não demonstra insatisfação e sequer exige a presença dos pais nos primeiros dias. Como agir em cada um desses casos? Para começar, você deve saber que a adaptação é um momento de transição na vida dele. Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança. "Não existe escola perfeita. As escolas sempre vão tentar fazer o melhor, mas é preciso lembrar que elas são feitas por seres humanos".
                      As crianças se adaptam de maneiras diferentes. O fato de a criança chorar ao se despedir dos pais não quer dizer que ela não consiga se distrair e se divertir na escola. Algumas choram quando os pais estão por perto, mas depois que vão embora, se acalmam. Outras, mesmo adaptadas, choram muito na despedida. Às vezes, o choro provoca culpa nos pais e gera recompensas. Procure não fazer negociações, chantagens ou oferecer prêmios para que seu filho fique na escola.

                  Por outro lado, a ausência de choro não significa que a criança já esteja adaptada. Ela pode vir a chorar depois de algumas semanas, quando as novidades do espaço acabarem. Se isso acontecer, proceda como no início da adaptação: despedidas curtas e afetuosas.

                 As recaídas são comuns, especialmente depois de finais de semana, feriados, férias ou afastamentos prolongados. Procure ser assíduo.

                 A melhor maneira de saber se seu filho está adaptado é conversar com a professora e confiar. Acredite: crianças mudam quando estão longe dos pais.