Colégio Pequeno Aprendiz

Semana da saúde bucal

A saúde Bucal
Bombons, caramelos, refrigerantes, sorvetes...Os doces são tentações irresistíveis para crianças e adultos. Mas quem consegue ingerir um desses alimentos açucarados e escovar os dentes logo em seguida? Saiba que este é o ponto mais importante para evitar as cáries. Porém a garantia de um sorriso sempre bonito, vai mais longe: é preciso Ter muito cuidado com a higiene oral, porque até um beijo na boca pode ser o vilão nessa história.

A cárie é uma doença infecto-contagiosa, que se desenvolve a partir da interação de três fatores: a superfície dental, uma bactéria cariogênica e uma dieta rica em açúcar sacarose), principalmente o refinado. De acordo com estudos científicos, outros fatores podem levar à doença, mas eles são inexprimíveis diante dos danos devastadores que o açúcar é capaz de causar aos dentes.

O homem moderbno ingere uma quantidade enorme de açúcar diariamente. Por isso, os dentistas recomendam que se reduza bem o consumo de alimentoas adoçados com açúcar para evitar as cáries.

E os benefícios não são só para os dentes: menos açúcar significa menor risco de desenvolvimento de doenças graves, como diabetes e obesidade.

O risco na saliva

Quando não se faz uma boa higiene bucal, surge a placa bacteriana com ácidos que vão destruindo o esmalte dos dentes. Aos poucos, forma-se a cárie, que, se não for tratada pode alcançar a raiz.

O tratamento dental, que envolve a remoção do tecido doente e restauração da cavidade com metal ou resina, deve ser feito logo no início, para evitar futura perda do dente ou que a infecção se converta em fator de risco para doenças cardiovasculares, respiratórias e até complicações na gravidez.

E por ser uma doença transmissível pela saliva, não se deve compartilhar talheres, copos e escovas de dente, assoprar a comida das crianças, entre outros cuidados de higiene em geral.