Colégio Pequeno Aprendiz

DIA DA ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS - 13 de maio









































Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. "Áurea" quer dizer "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho.



Em território brasileiro, a escravidão vigorou por cerca de três séculos, do início da colonização à assinatura da lei Áurea. Apesar disso, ainda hoje, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo, há formas de trabalho semelhantes à escravidão.


Abaixo está parte da transcrição original do texto de oferecimento da pena (retratada na imagem acima) para a assinatura da lei Áurea pela Princesa Isabel em 1888. A pena em questão pertence ao acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.



Á Vossa Alteza Imperial manda-me o povo agradecido impetrar a graça de aceitar esta penna, como glorioso instrumento histórico e trophéo inteiramente popular, a qual deve assignar a lei nº 3.353 de 13 de Maio de 1888, que elimina o nome escravo da nação brazileira!



E com ella, Senhora, algumas palavras, que devem recordar sempre a mais brilhante data, que será inscripta entre os acontecimentos de maior vulto da vida política, social e moral de um povo na história da pátria!

Enquanto, Senhora, o Brazil considerasse o homem como o objeto explorativo do homem ou como o vil instrumento de sua mais torpe especulação, falleceriam-lhe todos os mananciaes precisos, quer divinos, quer humanos, para assentar os melhores fundamentos de sua independência, que deveria descansar nas mais efficazes leis, que pudessem garantir a todos os seus direitos, como prescrever também a todos os seus deveres sem excepções vocatórias, humilhantes e condenáveis!

Hoje, porém, que o Brazil considera o homem unicamente como irmão do homem, hoje que o Brazil conhece a sua pujança pela homogeneidade de sua massa, hoje que a nação reconhece o homem vinculado ao homem pelos mais estreitos laços da liberdade, hoje finalmente que a nação contempla em jubiloso extasis a justa igualdade dos direitos e deveres de seus filhos, pela grandiosa e immortal obra da redempção, é hoje também que terá o Brazil completado a sua independência.

Portanto, Senhora, devemos considerar o dia 13 de Maio como verdadeiro dia de festa nacional.





Sinônimo



Se ser negro é sinônimo de escuro,

a escuridão então é claridade,

porque claridade é sinônimo de luz,
luz da procura pela liberdade,
liberdade então é uma lanterna do Zé,
Zé que patrocinou,
patrocinou a liberdade


(Texto escrito por Rui Outeiro Costa)
(Professor de História do Centro Educacional 29 de Maio)
Tinha tudo


Eu tinha tudo para ser um nada,

filho de um padre e uma negra escrava.

Estudei, transformei, não me aquietei,
Venci? Não sei!
Mas, o que pude fazer, eu fiz.
Escravidão não admiti,
Dividi elites, busquei a liberdade.
Se venci, não sei,
O que eu sei, é que não fui um Zé Mané,
Mas, sim, José.

(Texto escrito por Rui Outeiro Costa)